Como Instalar Ar Condicionado

O Ar condicionado é um aparelho muito importante, pois realiza o tratamento do ar em espaços muito fechados, fazendo com que a temperatura, umidade, limpeza e ventilação, os aparelhos do tipo Split por que são divididos em duas partes uma dentro de casa chamada evaporadora e outra parte que fica para fora onda irá sair o ar, mas como realizar a instalação do ar condicionado da melhor forma possível?

como-instalar-ar-condicionado

O que Precisa para Instalar o Ar Condicionado

Antes para proceder com a instalação do ar-condicionado é necessário lembrar que uma parte fica dentro de casa e outra fora por isso escolha um local onde o aparelho bem alocado para a saída de ar e também considere uma quantidade significativa de tubos e fios até a outra ponta do aparelho que deverá estar do lado de fora.

Desta forma quanto mais perto estiverem as duas extremidades mais barato será o custo com os tubos e a mão de obra, para que se consiga ligar as duas partes serão necessários alguns materiais como:

Tubos de cobre e alumínio que também são chamados de tubulação frigorifica que tenha bitolas e espessuras adequadas a carga térmica que você deseja escolher fazendo as contas corretas dos BTU’s por metro quadrado.

A tubulação com a fiação elétrica correta, com os cabos dimensionados conforme a carga que você escolher para o condicionador e também um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar que for instalado.

Tubos de PVC para conseguir uma correta drenagem de água, ligados a rede pluvial da casa.

Passo a Passo de Como Instalar um Ar Condicionado Split

 

  1. Primeiro Passo

Faça desempacotamento das  peças das caixas procurando saber para que serve cada peça, isto pode permitir um acesso mais fácil ao instalar o ar-condicionado, familiarizando-se com todas as unidades e componentes.

  1. Segundo Passo

Encontre um bom local onde é possível instalar o ar-condicionado Split, sendo neste local onde você vai montar o suporte na parede.

  1. Terceiro Passo

Logo tire todas as medidas da unidade que ficará na parte interna da casa, portanto marque-as na parede, inclua a medida da saída do cano e a distancia entre o centro da unidade interior e no centro do cano.

Estas sinalizações vão ajudar, a saber, onde deve deverá perfurar o orifício na parede, ligando as duas unidades tanto no interior quanto no exterior.

  1. Quarto Passo

Logo que tudo estiver sinalizado os pontos corretos é o momento de perfurar o orifício no exterior, portanto lembre-se de realizar a perfuração em um ângulo de trinta cinco graus.

  1. Quinto Passo

Agora é preciso acertar a altura passando todos os cabos através do buraco na parede para instalar o ar-condicionado, quando tudo estiver pronto você deverá fixar a unidade interna ao suporte que esta previamente montada na parede.

  1. Sexto Passo

Logo quando a unidade interna já estiver fixada no suporte da parede, será a hora de atravessar os tubos, através do orifício aberto para o exterior.

  1. Sétimo Passo

Agora para darmos continuidade a instalar o ar-condicionado é preciso que você desempacote a caixa com a unidade exterior do ar e comece a se familiarizar com esta parte componente do ar condicionado.

  1. Oitavo Passo

Agora é necessário que os suportes de paredes exteriores sejam instalados sendo necessários para esta unidade, é muito importante assegurar que estes suportes estejam corretamente alinhados fazendo com que a unidade fique perfeitamente nivelada.

Faça a utilização das buchas metálicas que são fornecidas para montar o suporte de parede do lado externo.

  1. Nono Passo

Agora o passo seguinte é desenrolar cuidadosamente os tubos do gás fazendo a união da parte que não desenrolou com a fita térmica, que deve estar incluída no conjunto.

  1. Décimo Passo

Agora chega um dos momentos mais importantes do processo ligar os tubos de gás as saídas da unidade interior.

  1. Décimo Primeiro Passo

Vamos colocar as unidades exteriores nos suportes e mantê-los fixos.

  1. Décimo Segundo Passo

Logo depois que as unidades estiverem fixas a unidade exterior, precisamos montar um dreno para o escoamento da água na unidade exterior.

  1. Décimo Terceiro Passo

Agora que toda a parte externa esta pronta e conectada tanto os tubos quanto a energia elétrica, precisamos ligar à unidade interior a unidade exterior, o primeiro passo é desenroscar as tampas das extremidades dos tubos do aparelho e das saídas de gás.

Logo que tudo isso estiver pronto precisamos remover a porca de proteção soltando a válvula superior, pressionando de uma forma muito rápida quatro vezes, estes movimentos permitiram que tubos fiquem fixos nos locais corretos que deveriam.

  1. Décimo Quarto Passo

Faça o desaperto dos parafusos da unidade elétrica, ligando os fios os terminais com as cores correspondentes, logo que terminar envolva os fios e os tubos em fita térmica.

Agora o passo é encher todo o orifício entre os fios com a massa e faça a fixação na cobertura.

  1. Décimo Quinto Passo

Finalizando como ultimo passo é necessário verificar se tudo esta instalado da melhor forma, ou da forma correta e segura, verifique se existem algumas fugas, faça um pouco de água com sabão e coloque sobre as válvulas para se certificar que não haja vazamentos.

No processo de como instalar o ar-condicionado, caso exista algum vazamento as bolhas de sabão que foram colocadas sobre as válvulas vão revelar, logo depois desta verificação ligue a unidade.

Acione com o controle remoto e comece a desfrutar de um trabalho muito bem feito.

É muito importante que você lembre-se de verificar se o dreno foi bem instalado, isso por que a sua saída pode acabar gotejando ou acumulando em locais onde não pode existir, enfim é necessária que o local esteja bem protegido onde esta sendo feita a instalação do ar-condicionado.

Não menos importante é preciso seguir sempre boas dicas de como realizar a limpeza do ar-condicionado Split, para que o seu equipamento tenha ainda mais vida útil e um tempo mais duradouro.

Esse tutorial é apenas um simples modo de instalar, abaixo vou deixar um método para os que querem ganhar a vida instalando ar condicionado. (que com certeza é um ótimo negocio)

Melhor Maneira de Aprender Consertar e Instalar ar Condicionado

A procura por ar condicionado vem crescendo muito e com isso a busca por pessoas que entendem do assunto também. Isso já mostra que o ramo de ar condicionado pode trazer muito dinheiro no futuro, mas infelizmente ninguém vai acreditar que você sabe realmente instalar, você precisa de um curso, um certificado, para provar seu entendimento no assunto.

Isso, por muito tempo foi um problema, pois a falta de tempo é grande e só aumenta. Mas pensando nisso alguns professores se reunirão para fazer um curso online e sanar esse problema.

Clique no banner abaixo e veja o método para mudar sua vida hoje.